Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.

São Paulo inicia Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura.

08 de Julho de 2009

 

Jovens Pesquisadores estão em ação, desde de maio, em dois pontos da capital e em mais quatro municípios paulistas.

Uma equipe de 15 jovens pesquisadores e dois coordenadores locais está imersa na procura por iniciativas sociais com arte, cultura e juventude espalhadas pelo Estado de São Paulo. Eles estão divididos em dois grupos, um atuando no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, e outro na ONG Cidade Escola Aprendiz, além de “correspondentes” nos municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Sorocaba, interior do Estado, e de São Vicente, na Baixada Santista. Na etapa atual, os pesquisadores estão contatando uma lista de instituições pré-selecionadas ao mesmo tempo em que descobrem novas organizações com o perfil do mapeamento.

O Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura em São Paulo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Juventude, em parceria com as prefeituras de Ribeirão Preto, Sorocaba, São Vicente e Sertãozinho. A pesquisa é coordenada pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP). “O mapeamento reforça nossa missão de ser uma fonte norteadora para a implementação de políticas públicas na área da juventude”, afirma Mariana Montoro, Coordenadora Estadual de Juventude.

Durante os quatro meses de realização do levantamento, os jovens ganharão uma bolsa auxílio de R$ 300/mês para se dedicar, meio-período diário, à identificação dos grupos e projetos. O resultado deste mapeamento estará disponível para consulta de todos os interessados no Portal da Juventude Paulista (www.juventude.sp.gov.br).

Referência nacional - Os resultados da pesquisa no Estado paulista irão se juntar aos dados de 572 iniciativas nordestinas já identificadas, que estão disponíveis no Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, organizado pelo CEPP, e aos grupos e projetos que estão em fase de mapeamento também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. No início de 2010, com informações do Sudeste, o banco de dados vai se estruturando como referência nacional para organizações que desempenham ações com essas características, gestores públicos interessados nessa temática e financiadores de projetos sociais.

O Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura é parte do Programa Juventude Transformando com Arte, idealizado e coordenado pelo CEPP há quatro anos, que trabalha em três eixos: geração de conhecimento, abertura de espaços para divulgação de experiências artístico-culturais e promoção de intercâmbio. Seu principal objetivo é incentivar a transformação social por meio de atividades com arte e cultura com e para jovens. 



outras notíciasVer outras notícias